Monday 18 June 2007

Amsterdam


Após bastante insistência e resistência (ambas auto-infligidas), coloco o primeiro post a mandar novas dos sítios por onde ando.
Missão: vaguear pelos canais de Amsterdão.
Apesar de ser a terceira vez que visito a cidade, é a primeira em que contorno os canais de bicicleta. Eu que sou adepto dos veículos de duas rodas, desde que tenham motor e de preferência com cavalos suficientes para me transportar com rapidez (ainda são muitos quilos de lastro!), rendi-me à bicla. É um luxo do caraças poder locomover-me sem chatices, fazer exercício ao mesmo tempo e ainda por cima saber que não estou a poluir o mundo de forma excessiva. Eu digo excessiva porque apesar de tudo o dióxido de carbono extra expelido ainda é bastante. Resultado de uma vida isenta de execício físico. Aconselho vivamente, sobretudo a quem ande com o ego em baixo. Aqui as biclas são rainhas! Já vi um cromo a meter-se à frente dum carro da polícia. Este apresentava-se pela direita (pareço uma autoridade a falar!), vindo o ciclista duma rua com sinal de perda de prioridade. E passou! Sem reclamação de espécie alguma por parte dos homens de cacetete. Bem, em princípio qualquer homem... bom, vocês entenderam.
Existem, contudo, algumas desvantagens. A primeira é o gamanço das tais rainhas e peças associadas. Pelos vistos este tipo de eventos é considerado como um hobby interessantissimo para muitos dos habitantes de Amsterdão. São os chamados ratos de canal.
A outra grande desvantagem, e da qual padeci ontem, é a avaria comum de alguns destes velocípedes. Fruto da primeira desvantagem (para quem só chegou agora: ler parágrafo anterior!) as biclas tão a mandar um bocado para o ferro-velho. É, aliás, comum encontrar restos destas nobres companheiras espalhadas ao longo dos 305398 canais existentes nesta cidade. Não são tantos (não faço ideia de quantos existem, mas é para isso que está aí a Wikipédia!)
Apesar disto dizer muito pouco da capital holandesa, não me apetece escrever mais sobre o assunto e para os poucos que conseguiram ler até aqui, deixo uma breve conclusão.
Conclusão: quer sejas fã do nobre medicamento, para esse cada vez maior flagelo que é o Glaucoma, o fármaco conhecido como Maria Joana, ou apenas gostes de ver barquinhos a navegar, aconselho esta espantosa cidade.
Para os muitos membros do clube "Gosto de Ver Louras a Andar de Bicicleta!", uma mensagem especial: Amigo, perdão amigo ou amiga - porque ouvi dizer que há bastantes meninas com as quotas em dia, neste clube - melhor... Amigos, venham preparados, porque vão coleccionar muitos cromos para a vossa caderneta!

3 comments:

Joao Pedro Santos said...

primeiro a comentar!
mais um que se junta ao clube dos bloggers, logo agora que eu próprio tenho andado tão pouco activo...
que debites muita informação dessa mente, que nos facilites acesso a fotos profissionais em primeira mão e que contes relatos de todos esses destinos a que o comum dos mortais não tem acesso.

benvindo!
abreijinhos
joão

Arnaldo said...

É bom saber que estás a "mexer" e com isto dizes PRESENTE. Qualquer dia mando-te o link do meu blog. Por enquanto está criado mas está uma banhada. Quando fôr alguma coisa que se possa ler eu aviso. :)

Um grande abraço e põe aí umas fotos porreirassas. :)

Um abraço.
Arnaldo Bento

Anonymous said...

Grandessicimo kromo!

Bom parece que és tu que me vais levar a ler blogs... num costumo andar por aí.

Mas como não consegui ainda atinar com as tuas fotos quando dizes que elas vão sair... assim sempre vejo algumas.

Estão giras, deves postar mais ( gostaste deste neologismo - vulgo avacalhanço - da lingua portuguesa?)

Vá, xutos para ti.

Bruno.