Monday 16 July 2007

Bem no Sul de Espanha

Andando para trás no tempo, estive no final de Maio em Espanha. Novamente em trabalho, novamente para a Evasões. A região chama-se Parque Natural de Cabo de Gata (não perguntem porquê).

O propósito da viagem não era promover o convívio entre colegas de trabalho, mas sim fotografar o "Cortijo Los Malenos". No entanto, dado o local distar cerca de 900 km de Lisboa, esse convívio é forçado. Felizmente, e tal como é hábito, o jornalista que me acompanhou (ou quem eu acompanhei, consoante o ponto de vista) era/é um bom conversador e fizémos a viagem a trocar estórias.

Para quem não sabe o significado de Cortijo, aconselho a que faça uma busca na net. (Depois podes enviar-me o resumo do que encontrares, por favor??)

Basicamente aquilo era uma pequena quinta no meio do nada.



Tinha alguns pontos de interesse, como a piscina, a curiosa arquitectura ou a paisagem mas creio que o que se destacava mais era a ausência de televisão. Vem-se tornando um hábito nestes sítios de turismo para onde nos podemos retirar e dedicar à meditação ou à cultura do "dolce fare niente".
Com sorte encontramo-nos e com muita sorte encontramos outras pessoas que nos encontram a nós. E se a sorte for muitíssima encontram-nos muitas vezes,.
Sorte, sorte era ser aquela miúda que distribuía botijas de gás a uns sacanas duns sortudos! Ou aquela outra que leva a cervejola ao seu querido e insinua-se à frente dos amigos deste. Ou quem sabe, e isto era a cereja no topo do bolo, as três meninas da televisão por fibra de vidro. Porra, isso é que era!!!!

Como dá para perceber, sou fã da caixinha que se transformou em quadro.

Mas como não sou dado a acasos, aconselho a levarem a companhia que desejam que vos encontre.



Continuando.
Outra coisa peculiar acerca do síto é a culinária. Como o Cortijo é gerido por uma senhora búlgara (no início pensámos que era portuga, dado o sotaque), boa parte dos pratos que se podem provar ali, ou são da Bulgária ou de inspiração de lá. Atenção que não estou a criticar, até porque não tenho a cozinha espanhola em grande estima.
Na foto está um exemplo do que se pode comer ao pequeno almoço, e que além de ter um familiar ovo estrelado, tem uma espécie de migas com maçã o que, segundo a cozinheira, são típicas da Bulgária. Se quiserem saber o nome, é melhor falar com o jornalista...



Como as restantes refeições não estão incluídas na estadia, acabámos por andar por ali à volta à procura dos melhores "spots". Não são muitos, mas são bons. Além das praias desertas que se encontram e recomendam, existem por ali algumas pequenas povoações que, dada a curta distância, compensa visitar. Numa delas encontrámos um restaurante Marroquino com cadeiras com chapéus de sol e também com cerveja de um conhecida marca de cerveja portuguesa que eu não menciono até porque eles não me enviaram nenhuma palette para casa mas bem que o podem fazer já que sou apreciador da sua cerveja e consumidor em grandes quantidades mas que até nem me importo de partilhar com amigos se a palette vier bem carregada ou pelo menos aparecer cá em casa com alguma regularidade durante este período de calor.

Esta última frase foi inspirada por um conhecido escritor português que habita numa das ilhas do país vizinho e que além de ser bastante nobel a escrever sem pontuação tem a sua residência num local que me faz lembrar este da gata que visitei.

Voltando à realidade. Uma das povoações nos arredores e com mais "movida" é Agua Amarga. Tem uma pequena e simpática praia onde se pode jantar de forma muito agradável, num dos restaurantes que aí se encontram a um (1), literal, passo da areia. Nesse mesmo restaurante acabámos por encontrar um português a jantar, e que, ao saber que estávamos ali em trabalho para a Evasões, quase nos expulsou do local. Razão: ele acha (e eu concordo) que demasiado turismo vai estragar o local.

Paradoxalmente, ele estava na região porque ia fazer um trabalho para a cimenteira que, coincidência das coincidências, está localizada no Parque Natural.



Dantas e Jacó, que tal irmos explorar melhor esta região?
É a minha vez de vos tramar as férias!

As minhas desculpas ao leitor que não está a perceber a piada, mas eles sabem do que estou a falar.
Bolas, agora parecia o Octávio a falar!

2 comments:

maggy said...

:) Tás cá um maluco! Fiquei com curiosidade em conhecer o local, pois sou fã do país vizinho, mas… tu só falas em cañas! Eu tb gosto! Dá-lhe!

Anonymous said...

Estou a gostar dessa vibração, é sinal que fazes as coisas com imenso prazer e realismo, continua assim.