Wednesday 5 March 2008

Jeri II

Ao fim de algum tempo, Jericoacoara passa a Jeri. Não só porque é mais fácil de dizer, já que são menos sílabas a saltitar entre os dentes, como se está tão familiarizado com a povoação que o tamanho do nome parece desadequado ao tamanho da vila.

A foto do "post" O Regresso do Buraquinho, é familiar para quem visita ou visitou este local perdido no meio das dunas. Ao contrário de Portugal, por terras brasileiras é quase impossível ver o Sol a pôr-se no mar. Aqui é a excepção. Qualquer final de tarde leva uma multidão para a duna mais próxima de Jeri, para ficar a ver o Sol a desaparecer no horizonte. Daí chamar-se Duna Pôr-do-Sol. Faz sentido! Por estes dias, esse fenómeno tem sido complicado pela meteorologia, ou como devem achar por aqui, por São Pedro. Vim para cá no "Inverno" local, portanto a chuva e as nuvens são companhias diárias. Ser somítico tem destas desvantagens. Em contrapartida, a temperatura é a ideal (pelo menos para este Buraquinho!) e apesar de rondar o 30 ºC é super confortável. Até andar à chuva sabe bem, de vez em quando.

Voltando à foto, o outro elemento característico é a Capoeira, muito praticada por uma das "Turmas" residentes. Todos os dias, faça chuva ou faça sol, junta-se pessoal na praia para curtir uma de galináceo.
Mas há mais Turmas à solta em Jeri. Há Surfitas, Winsurfers, Kite-surfers, Hippies, Vendedores de Artesanato (são quase todos Hippies), Bugueiros e Pescadores. (Nota do autor: Não existe qualquer relação entre a ordem em que estão colocados e a abundância ou utilidade de cada tipo). Apesar de esta região ser ventosa e ser uma das mecas dos Wind e Kite-surfers tenho a ideia que os Hippies  e o Bugueiros batem os outros aos pontos. No entanto, só os últimos têm uma Associação reconhecida pelas autoridades. 

Como estou em regime de férias, ainda não tenho fotos de todas as Turmas. Caso isso venha a acontecer, virão parar nas páginas deste Blog. Assim sendo, deixo os leitores (os dois, com sorte três) com uma foto tirada no final do dia de ontem, à toca de recolha deste Coelho: Vila Kalango (piscina e arredores da mesma).

Mais parvoíces estão a ser cozinhadas e dentro em breve virão a público.


1 comment:

Rubim said...

Estás no meu google reader! e ja andava p te ligar p saber noticias...

1 abr,
Pedro